Empréstimo com FGTS: Tudo o que Você Precisa Saber
Saiba como funciona, quem pode solicitar e quais as vantagens desse tipo de empréstimo.
Na hora de falar sobre o empréstimo FGTS, muitas pessoas ficam com inúmeras dúvidas e não sabem a quem recorrer.
No entanto, é preciso buscar informações completas para não acabar fazendo uma solicitação que possa acabar te prejudicando de alguma forma, principalmente por causa de juros e taxas de cobrança desse tipo de ação.
Para te ajudar, neste texto você vai aprender um pouco mais a respeito dessa modalidade, o que ela é, como solicitá-la e quem pode tê-la.
O que é empréstimo FGTS?
O empréstimo FGTS pode ser definido como uma modalidade contratada sem a necessidade de uma análise anterior de crédito.
Sendo assim, as prestações solicitadas serão descontadas diretamente do salário do solicitante, permitindo que ele não acumule dívidas e nem precise pagar juros altos para obter esse benefício.
Então, para que haja uma possibilidade de aprovação deste tipo em específico de empréstimo, será preciso que o indivíduo seja funcionário de uma empresa ou órgão conveniado.
Por lei, algumas regras foram estabelecidas para melhorar a qualidade de vida do cidadão, consequentemente permitindo que ele faça uma boa utilização do seu empréstimo FGTS sem a necessidade de se endividar.
Algumas das principais regras são:
- Os juros cobrados aos solicitantes não podem passar de 3,5% mensalmente;
- A linha de crédito solicitada deverá oferecer até 48 vezes de parcelamento do valor solicitado para que haja possibilidade de quitação completa;
- A taxa máxima de garantia ao utilizar o FGTS deve ser de 10% disponível, acrescentando uma multa rescisória de cerca de 40% do saldo total do FGTS caso o solicitante seja demitido por justa causa.
Como funciona este tipo de empréstimo?
Os empréstimos que possuem garantia oferecem uma linha de crédito bem mais barata e segura do que as demais. Por isso, para quem precisa e pode solicitar é recomendável acionar esse tipo de serviço, já que o valor retirado do salário é uma garantia de que as parcelas serão devidamente quitadas no período certo.
Por ter um risco bem menor de operação, os juros são muito menores do que aqueles com os quais estamos acostumados a lidar.
Mesmo assim, é sempre importante dar uma olhada no mercado para conferir as porcentagens e não acabar saindo no prejuízo.
O empréstimo FGTS é uma das formas mais vantajosas de se conseguir dinheiro quando precisamos. Isso porque não há muita burocracia ao longo de sua contratação, sendo necessário apenas preencher os requisitos e fazer a solicitação em uma instituição financeira de confiança.
Quem pode ter acesso ao empréstimo FGTS?
Diferente de muitas outras linhas de crédito convencionais, onde qualquer pessoa pode ir até um banco para fazer a solicitação, o empréstimo FGTS é um pouco mais limitado e abrange apenas alguns tipos de pessoas, principalmente se elas possuírem algum vínculo com o FGTS.
Sendo assim, será necessário apenas que a empresa que tenha realizado vínculo de contratação ofereça um convênio consignado ativo com o banco que oferece o empréstimo. Além disso, há outra regra: esse empréstimo FGTS só valerá para aqueles trabalhadores com um vínculo superior a 12 meses.
Gostou de saber mais sobre esta modalidade de empréstimo? Se você se encaixa nos requisitos e está precisando de dinheiro, não deixe de solicitar.